Receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas imperdíveis de Saúde, Beleza e Bem Estar!

 

Banho de Frutas para relaxar

Depois de um dia estressante nada como Banhos de Frutas em Ofurô para a Saúde do Corpo e da Mente.

 

bem estar

Na sociedade moderna, a maior parte da população sofre do mal do século: o estresse, devido a correria do dia-a-dia. São horas perdidas no trânsito, ônibus  lotado, filas nos Bancos, supermercados, exigências no trabalho, serviço de casa, enfim, são itens que fazem parte da rotina das pessoas de maneira geral e que desencadeiam problemas físicos e emocionais, como cansaço, perda de concentração, dores de cabeça, dores musculares, irritabilidade, depressão etc.

Como em determinadas situações é difícil as pessoas não se sentirem sobrecarregadas, o ideal é reservar na agenda um período do dia para relaxar.

Toninha Nunes, diretora do Spa Urbano e Cabeleireiro, explica que nesta época do ano, o movimento aumenta e os banhos são muito  procurados. “Nada melhor que usufruir de bons momentos no Spa, com banhos de Ofurô que além de deixar a pele hidratada, revigorada e agir no sistema circulatório, com ação tonificante e rejuvenescedora, contribuem para o equilíbrio físico e emocional.

O banho de ofurô, conhecido na tradição japonesa, é uma unanimidade nos spas. A preferência tem motivo. A água quente (de 36o a 40o C) promove a dilatação dos vasos e uma cascata de efeitos terapêuticos. Contribui para o relaxamento muscular e a melhora da circulação sanguínea. Com o corpo imerso na água, há ainda um aquecimento acentuado da pele. Ao sair do banho, a transpiração aumenta, levando embora boa parte das toxinas acumuladas.

Cada banho tem sua receita e à água pode-se acrescentar gotas de diferentes óleos essenciais. “Temos vários tipos de banhos de ofurô para diversas finalidades, o de Maracujá, por exemplo, serve para todos esses fins”, afirma Toninha Nunes, que dá a dica abaixo.

BANHO DE MARACUJÁ

- O maracujá possui um alto teor nutritivo, é rico em vitamina C e vitaminas do complexo B.

- É um banho altamente relaxante e ao mesmo tempo exótico, requintado e afrodisíaco.

- Indicação: combate a insônia, irritação, ansiedade, perturbações nervosas da menopausa e tensão pré-menstrual (TPM), stress, promove sensações de bem-estar e tranquilidade.

- O banho é precedido por gomagem em todo o corpo, feito com cremes hidratantes, sementes de maracujá trituradas, óleos essenciais e sais.

- Feito em ofurô com suco de maracujá natural, óleos essenciais, a luz de velas, com aromaterapia, musicoterapia, temperatura entre 38º e 40º e duração de 20 a 30 minutos.

- Durante o banho é servido mousse de maracujá na própria casca da fruta.

Os banhos de ofurô, assim como as massagens  relaxantes aumentam a autoestima e melhoram a qualidade de vida. “É importante as pessoas terem um tempo só delas, reservado para cuidar da saúde do corpo e da mente. Por isso, indico esses banhos, massagens energizantes no tatame, desintoxicação alimentar, tratamentos estéticos e capilares”, diz a diretora.

A água do ofurô pode ser pura ou conter ervas medicinais para ajudar em alguns problemas de saúde. Por exemplo, o Banho de Côco Verde e Hortelã é refrescante e relaxante, acalma e ajuda a atenuar os sintomas de depressão. Possui alto valor nutritivo e é antioxidante, deixando a pele hidratada e aveludada. O Banho de Argila combate os radicais livres, rico em minerais e nutrientes com principais ativos terapêuticos e embelezadores. É indicado para insônia, stress, dores reumáticas, artrite, acne, celulite e redução de medidas. Os de ilangue-ilangue e menta são ótimos estimulantes. Os de camomila, erva-doce e cidreira ajudam a acalmar e, por isso, o ideal é se banhar no fim do dia.



<- Curta e compartilhe / Veja outras matérias do seu interesse ->